sábado, 4 de junho de 2011

Um pouco de Dança do Ventre - Véu Fan


dança do ventre pode ser antiga, mas uma de suas características mais interessantes é que sempre se mantém atualizada e em desenvolvimento, incorporando inovações e aspectos de outras danças. O véu fan, também conhecido como véu leque, é um exemplo de acessório que só começou a ser explorado em meados dos anos 2000. Super recente, não?

Não se sabe exatamente quem começou a utilizá-lo na dança do ventre, porém a influência original foi a dança oriental, em especial, a coreana, conhecida como Buchaechum, e Odori, a japonesa. Veja no nosso canal do Youtube uma apresentação da fan dance original dos países do Oriente. Compare como são os movimentos e você notará que na nossa bellydance, um véu de seda, foi adaptado para o leque. Repare também que a fan dance influenciou também o uso dos abanicos, leques enfeitados, na dança do ventre.

O véu pode ter diversos tamanhos, mas, em geral, é de 1,50 x 0,70, de 1,70 x 0,70 ou ainda de 2,0 X 0,70 cm.

Para se dar bem com este acessório você precisa treinar os mesmos aspectos da dança com o véu tradicional: equilíbrio, meia ponta alta, postura e leveza. Mas, não se engane. Você precisa fazer bastante força, para manter o véu fan em constante movimento.

Você pode fazer efeitos de ondas grandes e lentas, pequenas e rápidas, de formas circulares (girando os braços ao lado do corpo ou em cima da cabeça, na horizontal), usá-lo como uma cortina, na vertical, ou como um rio na horizontal. Movimentos feitos com véu comum também podem ser repetidos aqui, com as adaptações necessárias.



------------ Estou muito feliz e animada por poder dançar com este véu no final do ano! Adorei a noticia
Beijinhos
Re

Nenhum comentário:

Postar um comentário